TV cidade da luz Assista hoje ao vivo a partir das 07:30
TV Cidade da Luz - Transmissão ao vivo - Palestra de José Medrado - 17.10.2017

Artigos

09h00

Parada Gay

Há muito se comenta que a sociedade brasileira se assenta em muitas hipocrisias. Em verdade, temos visto de sobra muitos discursos do tal politicamente correto, onde em mesas e rodas se defendem comportamentos de igualdade, direitos, respeitos... Condena-se preconceitos, corrupção... Infelizmente, só discursos. Faltam atitudes. A psicologia social afirma que atitude é um sistema de organização de experiências e comportamentos relacionados a um fato ou objeto. Assim, para cada atitude há uma interação de saber, crenças e ideias – valores de sentimentos que nos motivam a agir. Dessa forma, toda atitude é composta por três componentes: um cognitivo – racional, um afetivo e um comportamental. Precisamos entender e identificá-los, para melhor agirmos.

Foi assim e por ideal de respeito que aceitei ao lado de Vovô do Ilê ser padrinho da parada gay deste ano, em Salvador, com o tema Respeito por Direito. Os organizadores afirmaram que fomos escolhidos exatamente por nossa luta no direito das minorias, em todos os sentidos. Vi, no entanto, que poucos amigos estranharam eu ter aceitado, seus preconceitos irromperam sem se darem conta. Refletiram, depois, que não basta apenas falar que é contra isto ou aquilo, é importante demonstrar a prática da sua teoria. Firmar ideais. Não farei o percurso, pois o barulho carnavalesco o tempo todo me perturba. Ah! Sei que nesses encontros há pessoas com as mais variadas intenções – no carnaval também é assim –, que os exageros e excessos sejam da responsabilidade dos poderes públicos, como em qualquer aglomeração humana.

Fato é que já passou da hora de deixarmos de satanizar tudo que foge ao nosso entendimento, aceitação. Os seres humanos guardam nas suas individualidades as marcas de alegrias e tristezas, ao longo de sua jornada de formação dos seus valores de vida, sempre assim. Então, se a minha imagem, fala e ou escrita para alguma causa de respeito a direitos forem importantes, aí estarei e pronto.

 

José Medrado
Mestre em Família pela UCSal e fundador da Cidade da Luz

Pre | Desktop e Tablet
Oficina de costura Romana Medrado
Colabore
Centro de Cultura e Arte Pai João
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Caravana Fraterna
Grupo de Assistência
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Caravana Fraterna
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de Assistência
Oficina de costura Romana Medrado
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Colabore
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2017. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital