Artigos

09h00

É muito cinismo

Estamos vivendo momentos de perplexidade generalizada, onde, muitas vezes, e infelizmente, nos acostumamos e banalizamos a nossa capacidade de reação e indignação, diante de tantos descalabros morais, em torrentes de mentiras, dissimulações que nascem generalizadas, mas muito bem aplicadas pelos senhores da política, em geral.

O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, que propugnava pelo menosprezo às questões materiais e a toda sorte de pacto social para o bem comum, desconsiderando a dor alheia. Desviado, em parte, do seu sentido primeiro, hoje consideramos por cínicos todos aqueles que desprovidos de vergonha e de qualquer sentimento de respeito ao outro, faz da mentira pregada, em interpretação com aparente força de convencimento aos menos atentos, um instrumento para manipulações e falácias, que vários incautos acreditam como verdades absolutas. Muitos dos políticos são mestres nesta arte, mas também exercitada com grande desenvoltura por parte do empresariado e também muita gente tida como comum. No último domingo, no programa Fantástico, o presidente da Samarco mineradora se dirigiu ao povo brasileiro, pedindo desculpas. Não avalio a sua sinceridade, as suas desculpas, não guardo tal presunção, mas, por favor, desculpas?!!

O pedido deveria ser de reverente perdão, de pé, e se comprometendo de forma cabal a indenizar, a socorrer pessoas e a tudo que eles mataram. Seria o mínimo a se esperar, em face da tragédia descomunal que causaram, sem dúvida alguma, por ganância. Constatamos, no entanto, que por estas plagas tudo pode a quem tem muito dinheiro e não se sente fiscalizado, cobrado pela influência que possui. Já a presidente da república, permissa vênia, não satisfeita com a sua mitomania, ainda garante que o seu governo fará o Rio Doce melhor do que era antes da tragédia. Aí já é abuso do script político do engodo, do cinismo que tanto alimenta o ego dos presunçosos e arrogantes.

 

José Medrado
Mestre em Família pela UCSal e fundador da Cidade da Luz

Pre | Desktop e Tablet
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Colabore
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de Assistência
Centro de Cultura e Arte Pai João
Caravana Fraterna
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Oficina de costura Romana Medrado
Colabore
Centro de Cultura e Arte Pai João
Caravana Fraterna
Grupo de Assistência
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2017. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital