Artigos

15h18

Falta senso crítico

Estamos vivendo momentos de perplexidade, algumas vezes estarrecidos, pelo visto no liberum disputatio – debate livre –, onde as pessoas falam o que lhes vem à cabeça, em defesa deste ou daquele princípio, sem qualquer critério de ponderação. Discute-se com base pura e simplesmente no que ouve dos seus admirados ou de fortuitas leituras, e tudo se torna verdade, sem qualquer dúvida, nem ressalvas. Falta para muitos, em todos os lados, acredito, o senso crítico.  No sentido filosófico, o senso crítico é a busca do desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada na capacidade de discernir sobre os assuntos, buscando entendê-los, neutralizando as possíveis ideologias dominantes da cultura a qual se está submetido de cunho político, religioso ou de outros grupos quaisquer, que procuram fazer juízo de valor mediante tentativas de convencimento de suas premissas. Será sempre indispensável para a formação do conteúdo de viver opinativo, a capacidade social do homem em desenvolver o seu senso crítico.

Nunca deveremos, a bem da independência de conceitos, aceitar as coisas sem questionar, pois questionar é pensar. É estar sempre buscando uma forma de decidir quanto se a afirmação ouvida, lida é verdadeira, falsa, ou às vezes verdadeira e às vezes falsa, ou parcialmente verdadeira e parcialmente falsa, pois no domínio da falácia (qualquer enunciado ou raciocínio falso que simula a veracidade) tudo é possível. Veremos, por exemplo, nos políticos, em sua expressiva maioria, atos de enganação, como forma de convencimento dos seus argumentos, concebidos, não raros, com o objetivo de produzir a ilusão de veracidade. 

O senso crítico desvela, algumas vezes de forma desconfortável, a verdade no bojo das manipulações, ou mesmo a dolorosa constatação da rede de mentiras e sofismas utilizada como objetivo de fazer prevalecer a teia dos interesses de quem se arvora ao ludibrio, como caminho para a prevalência de seus objetivos, talvez inconfessáveis.

Pre | Desktop e Tablet
Colabore
Centro de Cultura e Arte Pai João
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de Assistência
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Caravana Fraterna
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Colabore
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Grupo de Assistência
Centro de Cultura e Arte Pai João
Caravana Fraterna
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2017. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital