Artigos

09h30

Faça o que eu digo...

Acredito que há situações em que a pessoa, sem ser hipócrita ou cara de pau, vivencie, até mesmo sem dar conta, o faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. O médico fumante, mas que explica ao seu paciente os males do vício do fumo; o sedentário ou mesmo preguiçoso que levanta os malefícios para um corpo sem exercício físico constante. São situações que até entendemos o dizer uma coisa e fazer outra. 

Mas vivenciei algo inusitado: conversávamos eu e um amigo, ele estava quase ensandecido falando dos políticos e suas falcatruas, dizendo que a lei é para todos. Realmente, estava falando com propriedade, ainda que exaltado, diria, além da indignação. O telefone toca, ele pede permissão para atender. Eu ouvi ele dizendo. 

- Compre 10. Ao término da ligação.

Ele justificou. 

- Era minha sogra, ela está na 25 de Março, em São Paulo , e encontrou uma loja que está vendendo uma camisa (citou uma marca da moda, muito cara) por R$50,00 reais. Estranhei e sentenciei.

- Certamente é falsificada. O que ele respondeu, sem se dar conta do que dizia: - Ela me disse que o material era muito bom.

Oi, eu não falei pelo material, claro, eu falei que era algo falsificado, ou seja, ele estaria lesando, em desvios de impostos, os cofres públicos. Estava fazendo a mesma coisa que os políticos que ele há poucos instantes estava chamando de ladrões...para dizer o mínimo. Não me contive e afirmei:

- Desculpe, mas você está fazendo o mesmo, quando compra, apenas por ostentação, camisas com esta marca, sabendo que elas são pelo menos, individualmente,seis vezes mais cara do que está pagando.
    
Pensando que o feroz indignado fosse se dar conta do que tinha acabado de fazer, qual minha surpresa.

- Totalmente diferente, aqui eu não estou tirando nada de ninguém, e esses ladrões tiram da saúde, educação...

Pois é, enquanto tivermos estes comportamentos de pequenos bandidos, talvez por falta de oportunidade de fazermos grandes gatunagens, o nosso país continuará como está, nesta torre de Babel, de conceitos e aplicação do que, de fato, seja ético e honesto. Afinal de contas, da onde saem os políticos?


* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Pre | Desktop e Tablet
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de Assistência
Caravana Fraterna
Colabore
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Caravana Fraterna
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Oficina de costura Romana Medrado
Colabore
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Grupo de Assistência
Centro de Cultura e Arte Pai João
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2017. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital