Artigos

12h31

Fiquei Emocionado

O Brasil soube perplexo, na sexta-feira (20), que um aluno do ensino fundamental atirou contra colegas em uma escola particular de Goiânia. Dois morreram e quatro ficaram feridos. A tragédia, no entanto, não foi maior porque a coordenadora de nome Simone, destemida e movida pelo seu ideal de educar, posiciona-se à frente do menino e com calma, controle o conduziu à rendição. 

O atirador é um menino de 14 anos. A fala da professora Simone, no Fantástico, ontem (22), levou-me verdadeiramente às lágrimas, pois ali em minha televisão estava um exemplo a ser seguido de grandeza e amor à causa da educação. Ao final do seu emocionado, quão emocionante relato, questionada de onde teria vindo a coragem para enfrentar tal situação?  Ela ergue a cabeça, e com a dignidade de quem guarda o orgulho em ser professora, responde, ipsis verbis: “Da minha formação dentro da escola, onde trabalho há 17 anos; uma escola que se preocupa com o ser humano e com valores, isto é trabalhado todos os dias com os alunos, através de diálogos contínuos meus com os alunos e eu tive a certeza , por ter este diálogo aberto com os meus alunos, que eu iria consegui fazer com que o aluno me escutasse.(...)” Reporta-se ainda à sua equipe, aos funcionários que, como ela, vestem a camisa pela educação, pelo respeito, pela paz.

Pois é, de há muito ouvimos, lemos que a educação é realmente a saída para o nosso país, e quando vemos uma heroína que pôs a sua própria vida em risco, por seus alunos, em nome e por um ideal, reaviva-se a esperança. Ao encerrar, em suas últimas palavras ao jornalista, ela dá a senha: educação, respeito, paz. Diante de verdades tão sentidas e honestas nossa indignação só cresce. Os governos, em geral, no caso do ensino público e os donos de escolas privadas necessitam guindar a um patamar de maior respeito, mais dignidade da educação e dos seus operadores. 

Recentemente, no dia dos professores, vi um cartaz em uma rede social que realmente exultei, não apenas pela criatividade, mas, principalmente, pela verdade que encerrava. Nele estava escrito: “Desejo a você professor o salário dos parlamentares, e o prestígio dos jogadores de futebol.”. 
 

* José Medrado é líder espírita, fundador epresidente da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Pre | Desktop e Tablet
Grupo de Assistência
Colabore
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Caravana Fraterna
Centro de Cultura e Arte Pai João
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Grupo de Assistência
Oficina de costura Romana Medrado
Colabore
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Caravana Fraterna
Centro de Cultura e Arte Pai João
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2017. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital