Artigos

09h27

Vergonha no BaVi

Sou Bahia, mas não sou desses torcedores que criam inimizades, que ficam sem dormir, enfartam. Mas de jeito algum. Guardo outras preocupações para absorverem minhas ansiedades. Mas que coisa feia aconteceu no Barradão.

Sei que a sociedade, em sua não generalidade, estabelece comportamento, nesses tempos de mídias sociais, para inglês ver. Ou seja, são poses, atuações para serem fotografadas e postadas. Dessa forma, imagino que aquela manifestação dos jogadores abraçados antes do jogo, em memória de amigos, colegas recentemente mortos, foi apenas...digamos pró-forma? Espero que não, mas fica difícil não imaginar que tenha sido só para foto, pois o espetáculo que se viu algum tempo depois foi tão lamentável.

Concordo com o presidente do Vitória, Ricardo David (sic BN), que Vinícius (Bahia) foi muito infeliz, de uma inspiração malévola, quando, ao fazer o gesto de cópula, diante da torcida do Vitória, após ter postado, em rede social, que no “domingo é la no Barralixo. Com as mães e a irmãs delas”, referindo-se a familiares dos torcedores rubro-negros, gerou a leitura de que fazia o gesto para essas mulheres. Não adianta, em um processo de mascaramento, dizer que aquela é a forma dele comemorar seus tentos. Pode até ser, mas depois do que disse, e no calor de uma partida, que é sempre tão competitiva, ter um gesto provocativo daqueles, é realmente abusar da sorte.

Por outro lado, precisamos sempre interromper toda e qualquer onda de violência, de que natureza for, mas dar seguimento com mais... é perda de razão, é se alinhar ao agressor.

Nossos times não podem entrar nesta onda de maus exemplos, a fim de que não se contamine a torcida, e esta passe a copiar exemplos dessa natureza.

Os dirigentes precisam enquadrar seus atletas, e não se omitirem, como geralmente fazem, quando não vêm a público cheio de panos-quentes. 

E por favor, torcedor, não diga que é bobagem, pois nada se faz grande, se não for de gestos e ações pequenas, que crescem.

 

* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Pre | Desktop e Tablet
Centro de Cultura e Arte Pai João
Colabore
Grupo de Assistência
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Caravana Fraterna
Oficina de costura Romana Medrado
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de Assistência
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Oficina de costura Romana Medrado
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Colabore
Caravana Fraterna
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2018. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital