Notícias

10h00

Dia do bem-fazer 2017 na Cidade da Luz

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Dia do bem-fazer 2017 na Cidade da Luz

O Instituto Camargo Corrêa e Consórcio Mobilidade Bahia reuniu profissionais, familiares e parceiros em um grande evento de voluntariado. O Dia do Bem-Fazer 2017, que acontece desde 2009, sempre próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado em 28 de agosto, foi realizado em 20 de agosto, simultaneamente em outras cidades do Brasil.

Em Salvador – BA a ação aconteceu na Cidade da Luz, onde foram realizadas durante o mês ações nas áreas da assistência social, saúde, educação, atividades desenvolvidas na Instituição.

O tema escolhido para o Dia do Bem-Fazer 2017 foi a "Semeando o bem, a gente vai além", semeando sementes do bem para colher bons frutos. O objetivo do Dia do Bem-Fazer é estimular e apoiar os profissionais das empresas participantes na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado.

Ações realizadas:

Assistência Social

Na área de Assistência social foram doados 209,15 kg de alimentos não perecíveis, 306 peças de roupas para brechó em bom estado de conservação, e 09 enxovais para recém nascido, além de outros itens avulsos, por funcionários das empresas parceiras,  que serão entregues no final do atual Grupo de Orientação Maternal Irmã Maria Angélica (09 de setembro).

O Grupo de Orientação Maternal Irmã Maria Angélica é um projeto que tem como público-alvo gestantes das comunidades assistidas, de qualquer faixa etária, promovendo palestras educativas ministradas por profissionais da área de saúde, da área social, que utilizam recursos áudios visuais incluindo orientação nos cuidados com o recém-nascido, acompanhamento pré-natal. No decorrer da atividade recebem lanches, além da distribuição de enxovais.

Tem como finalidade a promoção da saúde da gestante e do bebê, esclarecer dúvidas sobre o período de gestação, parto e pós-parto, incentivar a gestante a realizar o pré-natal, conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, conscientizar sobre a necessidade de cuidados com o próprio corpo e com o corpo do bebê e conscientizar a gestante sobre a importância dos vínculos afetivos entre mãe e bebê.

A distribuição de enxovais que contemplam roupas para bebês, tem por objetivo suprir a necessidade de vestuário para filhos de mães de baixa renda. Essa ação garante um direito básico do ser humano, o de ter o que vestir, principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. Isso gera satisfação e segurança para à mamãe, que nestes casos não tem condições financeiras de adquirir roupas para seu filho recém-nascido ou que ainda está por nascer. Além disso traz dignidade para um novo cidadão que vem ao mundo.

No Centro de Cultura e Arte Pai João, foram doadas 36 (trinta e seis) sapatilhas para as turmas de Ballet, 100 (cem) peças de roupas para os uniformes dos alunos de Hip Hop.

O Centro de Cultura e Arte Pai João propõe a construção de uma comunidade de aprendizagem e afeto com crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade, onde, por meio de atividades, vivências artísticas e culturais, novas possibilidades de ser e fazer sejam vivenciadas compreendendo a Educação.

Nesse sentido, as ações propostas se destinam a estimular o autoconhecimento a interação das pessoas participantes com as famílias, a comunidade e todas as demais formas de vida, por meio das trocas de saberes, para o fomento de construções de novas visões de ser, onde as relações estabelecidas possam ser observadas e valorizadas, corroborando com a transversalidade inerente a prática da arte educativa com foco no processo e não apenas no produto artístico e cultural final.

A comunidade de Pituaçu e adjacências possuem fortes contrastes sociais. Se por um lado a classe média dispõe de acesso aos mais diversos serviços e lazer, por outro, os que se encontram em vulnerabilidade econômica e social não acessam essas mesmas oportunidades gerando agravos que podem provocar a fragilização e até mesmo o rompimento dos laços familiares e comunitários.

 

Saúde

Na área de Saúde foram realizadas reformas e melhorias nos consultórios médicos do Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes.

O Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes promove atendimento médico odontológico gratuito, voltado à população carente, nas seguintes especialidades: Angiologia, Cardiologia, Eletrocardiografia, Clinica Geral/Geriatria, Dermatologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Homeopatia, Nutrição, Obstetrícia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Pediatria.

Foi realizada a total independência dos consultórios 1 e 2, relocando o acesso pelas laterais, foi construída uma área de guarda de medicamentos e materiais ambulatoriais (como aventais, algodão etc) entre os dois consultórios. Além de todo material de construção e acabamento doados, foi refeita a parte elétrica, isso tudo com disponibilidade de mão de obra, uma equipe de mais de seis colaboradores.

Estes consultórios são de grande utilidade para a comunidade assistida e outros que estejam cadastrados. Junto aos consultórios odontológicos geram em torno de 1.200 atendimentos/ano, proporcionando, assim, uma melhora na condição de atendimento médico, e, consequentemente, um acentuado ganho na qualidade de vida.

 

Educação

Na área de Educação foram realizadas doações de três splits para salas de aula da Escola Municipal Carlos Murion.

A escola, fundada em 2004, em área do Complexo Cidade da Luz e com a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador, leva o nome de um dos mentores espirituais da Instituição, frei Carlos Murion, e tem capacidade para 311 alunos.

Funciona nos turnos matutino e vespertino, com matrículas conforme calendário escolar, dispondo de 07 salas de aula (climatizadas), uma sala multiuso (leitura, laboratório de informática...), uma sala de diretoria e uma secretaria, além de sanitários masculino e feminino e cozinha. Possui amplo espaço externo para recreação dos alunos, incluindo uma quadra poliesportiva.

A Escola participa do Projeto Viver Pituaçu na Cidade da Luz, momentos de entretenimento (escola de esporte, dança, projeção de filmes, bingos, shows, desfiles, campeonatos, passeios e similares) e aprendizado prático (oficinas de artesanato, estética, culinária, pintura em tecido e outras), voltadas para crianças, adolescentes e suas famílias, além reforço de lanches e outras doações oferecidos pela própria Cidade da Luz.

 

Captação de Recursos

Foram confeccionadas 50 (cinquenta) urnas para notas e cupons fiscais dentro do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Uma das grandes dificuldades da Casa era a compra de material para fazer as urnas e distribuir em estabelecimentos comerciais, aumentando, assim, a arrecadação de notas fiscais e captando mais recursos para ajudar nas obras socioassistenciais realizadas pela Cidade da Luz. Antonio Carlos Souza (Conselheiro da instituição e responsável pelo programa) foi pessoalmente fazer uma visita ao canteiro de obras e agradecer aos voluntários.

Recebemos as urnas prontas para uso, 3.775 notas fiscais e ainda ganhamos um novo layout do cartaz que será colocado antes de serem distribuídas para os estabelecimentos.

 

Dentro das ações oferecidas, está a de Capacitação da equipe de captação de recursos da Instituição:

1 - o ICC agendou com o Lars (Instituto Meio – Parceiro do ICC) para fazer uma a reunião técnica sobre formas de captação de recursos capacitação no dia 6 de setembro pela manhã das 9h às 11h30 para capacitar a equipe.

2 - curso que será ministrado pelo Instituto Avante na UNEB.

Módulo V - Estrutura, funcionamento e Gestão de pessoas e das Organizações Sociais

Início do módulo: 11 de Setembro de 2017

Local - UNEB - pavilhão multidisciplinar

Horário: 19h -22h

 

Objetivos dos encontros teóricos: (8 encontros)

Ampliar o conhecimento sobre as estruturas e funcionamentos das Organizações Sociais, seus processos de (auto) gestão institucional e comunitária, a partir de discussão das bases legais, aprofundamentos teóricos, estudos de casos e experiências de Organização Popular reconhecidas como exitosas.

Objetivo dos encontros prático-vivenciais

Conhecer uma experiência exitosa - Intercambio comunitário - “Trocando em miúdos” , com vistas a construção de um relatório de análise relacionando aos estudos teóricos realizados. 

Carga horária: 8 horas

Data para a visita de intercâmbio: 5 - 7 de Outubro de 2017

 

Dia do Bem-Fazer 2017

A ação culminou no dia 20 de agosto com a realização de uma grande festa para as crianças assistidas pela Instituição e suas famílias.

Para os adultos foram realizadas oficinas e oferecidos diversos serviços e para as crianças recreação com Tio Paulinho, tobogã, cama elástica, pintura de rosto e no final um delicioso lanche preparado pelas nutricionistas do CMBA.

ALONGAMENTO – MARIA RITA CARNEIRO

RECREAÇÃO COM TIO PAULINHO

RODA DE CAPOEIRA – INCLUINDO ALUNOS DO CENTRO DE CULTURA E ARTE PAI JOÃO

APRESENTAÇÃO DE HIP HOP – INCLUINDO ALUNOS DO CENTRO DE CULTURA E ARTE PAI JOÃO

OFICINA DE BRIGADEIRO GOURMET – SAMANTA DORTA/ANDRESSA PÁDUA/POLIANA ALVES

OFICINA DE SANDUICHE NATURAL – MIRIAN VINHAS DE SOUZA

OFICINA DE MAQUIAGEM E DICAS DE BELEZA – YASMIN MELO

LIMPEZA DE PELE – SILVANA DE JESUS SILVA

CORTE DE CABELO MASCULINO – BÁRBARA PORTELA E SALU

MASSAGEM – ELEID SILVA DOS SANTOS

OFICINA DE PÃO RÁPIDO – PAULO CARNEIRO TAVARES

ACUPUNTURA – EDUARDO BAHIA SOARES

OFICINA DE CARPINTARIA - CARLOS ALBERTO NASCIMENTO

OFICINA ANTI-STRESS - PAULO HENRIQUE LUZ DA SILVA

OFICINA DE TURBANTE - CARLA AMARAL

OFICINA DE TIARA - ANA DO CARMO

OFICINA DE TULIPA EM TECIDO - TANIA SODRE

OFICINA DE SABÃO COM MATERIAL RECICLADO - JANILDA SILVA

MOMENTO MUSICAL COM MARCOS PARAÍBA (VOZ E VIOLÃO)

CAMA ELÁSTICA - TOBOGÃ - PINTURA DE ROSTO (JAIANE FERREIRA, SUELI SANTANA, MIRIAN SOUZA E ANDREU CONCEIÇÃO)

 

Encerramento e agradecimentos:

Marcia Kodaira – Gerente de Obra do CMBA

Cleber Esteves – Gestor de Sustentabilidade e Comunicação Interna CMBA

Maria Edvânia Assis – Analista de Investimento Social – ICC

Rosângela Texeira – Conselheira da Cidade da Luz

Rua Barreto Pedroso, 295 • Pituaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2024. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para obter mais informações, consulte o nosso política de privacidade e nossa política de cookies. E para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Site
Necessário