Centro de Cultura e Arte Pai João

Centro de Cultura e Arte Pai João

O Centro de Cultura e Arte Pai João propõe a construção de uma comunidade de aprendizagem e afeto com crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade, onde, por meio de atividades, vivências artísticas e culturais, novas possibilidades de ser e fazer sejam vivenciadas compreendendo a Educação, numa perspectiva holística e complexa, que se baseia na concepção de que cada pessoa constrói identidade, significado e propósito de vida, através de interconexões (ligações profundas) consigo e com as relações que estabelece com o mundo.

Nesse sentido, as ações propostas se destinam a estimular o autoconhecimento a interação das pessoas participantes com as famílias, a comunidade e todas as demais formas de vida, por meio das trocas de saberes, para o fomento de construções de novas visões de ser, onde as relações estabelecidas entre as diversas, ou infinitas partes, de um todo universal, possam ser observadas e valorizadas, corroborando com a transversalidade inerente a prática arte educativa com foco no processo e não apenas no produto artístico e cultural final.

A comunidade de Pituaçu e adjacências possuem fortes contrastes sociais. Se por um lado a classe média dispõe de acesso aos mais diversos serviços e lazer, por outro, os que se encontram em vulnerabilidade econômica e social não acessam essas mesmas oportunidades gerando agravos que podem provocar a fragilização e até mesmo o rompimento dos laços familiares e comunitários.

Temos consciência de nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e comprometida com a inclusão social, incutindo desde sempre a noção de cidadania e pertencimento.

 

Desta forma, as atividades do Centro de Cultura e Arte Pai João segue as seguintes linhas de ação:

  • A matricialidade sócio familiar, isto é, intervenções com foco na FAMILIA; sejam elas no acolhimento de suas necessidades, na simples escuta e orientação ou no encaminhamento à rede de Proteção Social Básica ou à outras políticas;

  • O fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; com atividades artístico-culturais e sócio educativas, vivências de grupo, rodas de conversa e momentos de lazer e recreação;

  • O desenvolvimento de potencialidades e aquisições progressivas através prática do protagonismo juvenil com ações voltadas para a comunidade.

  • Construção de vínculos afetivos entre a gestante, familiares e o bebê, envolvendo momentos interativos e ciclo de palestras com temáticas de interesses desse grupo.

 

Atividades

 

OFICINAS: HIP HOP/CAPOEIRA/BALLET/JIUJTSU

GINÁSTICA PARA ADULTOS

 

CURSOS:

Saladas/Macramê/Bordado a mão/Crochê/Doces Salgados/Embalagem/Biscuit/Pintura em tecido/Trança e mega hair/Maquiagem

 


PARCEIROS 

STUDIO A DE DANÇA

"Dançar é como pensar com o corpo e quando se coloca alegria nisso, alcançamos o que queremos: o pensamento positivo no dia a dia"

André Amorim (sócio do Studio A de Dança)
Outros sócios: Andreza Bastos, Juliana Braga, Ticiana Amorim
 

CTE – CENTRO DE TREINAMENTO E ESTUDOS DA CAPOEIRAGEM - MESTRE BALÃO – RICARDO SANTOS CARVALHO
 

BALLET MARÍLIA NASCIMENTO

Construir conhecimentos em dança, especialmente em Ballet Clássico, proporcionando um ambiente educacional de respeito, união e alegria, que favoreça a consciência e utilização plena do seu eu-corpo e a capacidade de superação dos próprios limites.

Diretora: Marília Nascimento


 

SESC - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

Cursos de valorização social, buscam incentivar a capacitação de jovens e adultos em áreas de trabalhos manuais, visando:

Complementação da renda familiar
Incentivo ao empreendedorismo

Inclusão social e profissional
Desenvolvimento de técnicas e habilidades

Pre | Desktop e Tablet
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Centro de Cultura e Arte Pai João
Caravana Fraterna
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Colabore
Grupo de Assistência
Oficina de costura Romana Medrado
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Colabore
Grupo de Assistência
Caravana Fraterna
Oficina de costura Romana Medrado
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Centro de Cultura e Arte Pai João
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2020. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital