O Centro de Cultura e Arte Pai João propõe a construção de uma comunidade de aprendizagem e afeto com crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade, onde, por meio de atividades, vivências artísticas e culturais, novas possibilidades de ser e fazer sejam vivenciadas compreendendo a Educação, numa perspectiva holística e complexa, que se baseia na concepção de que cada pessoa constrói identidade, significado e propósito de vida, através de interconexões (ligações profundas) consigo e com as relações que estabelece com o mundo.
Nesse sentido, as ações propostas se destinam a estimular o autoconhecimento a interação das pessoas participantes com as famílias, a comunidade e todas as demais formas de vida, por meio das trocas de saberes, para o fomento de construções de novas visões de ser, onde as relações estabelecidas entre as diversas, ou infinitas partes, de um todo universal, possam ser observadas e valorizadas, corroborando com a transversalidade inerente a prática arte educativa com foco no processo e não apenas no produto artístico e cultural final.
A comunidade de Pituaçu e adjacências possuem fortes contrastes sociais. Se por um lado a classe média dispõe de acesso aos mais diversos serviços e lazer, por outro, os que se encontram em vulnerabilidade econômica e social não acessam essas mesmas oportunidades gerando agravos que podem provocar a fragilização e até mesmo o rompimento dos laços familiares e comunitários.
Temos consciência de nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e comprometida com a inclusão social, incutindo desde sempre a noção de cidadania e pertencimento.
Desta forma, as atividades do Centro de Cultura e Arte Pai João segue as seguintes linhas de ação:
A matricialidade sócio familiar, isto é, intervenções com foco na FAMILIA; sejam elas no acolhimento de suas necessidades, na simples escuta e orientação ou no encaminhamento à rede de Proteção Social Básica ou à outras políticas;
O fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; com atividades artístico-culturais e sócio educativas, vivências de grupo, rodas de conversa e momentos de lazer e recreação;
O desenvolvimento de potencialidades e aquisições progressivas através prática do protagonismo juvenil com ações voltadas para a comunidade.
Construção de vínculos afetivos entre a gestante, familiares e o bebê, envolvendo momentos interativos e ciclo de palestras com temáticas de interesses desse grupo.
Atividades
OFICINAS: HIP HOP/CAPOEIRA/BALLET/JIUJTSU
GINÁSTICA PARA ADULTOS
CURSOS:
Cursos de valorização social do Sesc nas habilidades manuais, apresentação pessoal e culinária.
Saladas/Macramê/Bordado a mão/Crochê/Doces Salgados/Embalagem/Biscuit/Pintura em tecido/Trança e mega hair/Maquiagem
PARCEIROS