Articles

11h32

Somos maniqueístas

Muitos pensávamos que o BBB estava a caminho da falência deaudiência. Não. Nesse fim de semana vimos o contrário: a expulsão da
famosa Wanessa Camargo fervilhou a internet. Estudos há que evidenciam que as pessoas se projetam, comparam-se com os membros de realitys shows, seja pela imagem da fama, pela superação, ou por qualquer outra coisa. A comparação é algo comum no ser humano, e estamos comparando tudo o tempo todo. Foi vendo esse fenômeno que, em 1954, o psicólogo Leon Festinger evidencia a teoria da comparação social. Ele dizia que o ser humano tem um desejo inato de se avaliar, e, de modo comum, essa avaliação é com relação, comparação com as outras pessoas. Você, caro leitor, já se comparou com alguém, de forma positiva ou negativa? Já se colocou superior ou inferior a alguém? Desse modo, Festinger acreditava que essas comparações serviam como uma forma de fazer o conhecimento mais preciso sobre nós mesmos. No entanto, a comparação também tem seus riscos. Afinal, essa prática pode trazer sentimentos negativos em relação a própria pessoa. Buscamos o comparativo apenas com as pessoas que julgamos referência em alguma área que cultivamos interesse.

Certamente, por esses e outros motivos, o BBB segue com toda essa audiência. Dos 54 países que já tiveram sua versão, 36 pararam de exibi-la. Essa febre, em verdade, começou em 1973, quando estreou An American Family, em uma dúzia de episódios, uma equipe de filmagem acompanhava o dia a dia dos Loud, uma família de classe média da Califórnia. Foi um sucesso. Na época, a antropóloga Margaret Mead escreveu que aquilo era “uma invenção tão significativa quanto a criação do drama ou do romance”. Ela gerou controvérsias, mas o fato é que o experimento Big Brother, lançado em 1999, na Holanda, se tornou grande sucesso, e assim aportou por aqui. 

O fato é que nós, humanos, somos animais sociais, sentimos prazer quando outro humano “revela sua personalidade” – já que isso nos dá ferramentas para conviver com esse outro humano, percebendo suas vulnerabilidades e forças. Não importa que outro esteja atrás de uma tela de TV: temos o instinto de sentir prazer ao ver máscaras caindo, pessoas se revelando. Outro ponto essencial em um reality é o conceito de resistência à perda, identificado pelo psicólogo americano e Nobel de Economia, Daniel Kahneman. Seus experimentos mostram que a dor por uma perda, indicação a um paredão do BBB, por exemplo, é maior do que a alegria de sobreviver ao paredão. A dor se torna mais importante que a alegria, a conquista. Nesse mesmo sentido de animais sociais que somos, isto revela que estaremos sempre criando os ideais maniqueístas de heróis e vilões. Viramos torcedores fanáticos, sem a presença de lógica.

 

Nenhuma mensagem encontrada!
2016 - 2024. Cidade da Luz. All rights reserved.
Powered by: Click Interativo | Digital Agency

We use cookies to frame information about how you use or our site and the pages you visit. Everything to make your experience more pleasant possible. To understand the types of cookies we use, click on Options. Ao click on Accepted, you consent to the use of cookies.

Accepted Options

Definitions

We want to be transparent about the data that we partners collect and how we use it, so that you can control how well your personal data is. To obtain more information, consult our privacy policy and our cookie policy.

Or what are cookies?

Cookies are saved files on your computer, tablet or phone when you visit a site.

We use the necessary cookies to make or site work in the best possible way and always to improve our services.

Some cookies are classified as necessary and allow central functionality, such as security, network management and accessibility. These cookies can be collected and set so that you start your navigation or when you use any resource that I require.

Manage consent preferences

We use third-party analytics software to collect statistical information about visitors to our website. These plugins may share the content you provide to third parties. We recommend that you read their privacy policies.

Block / Activate
Google Analytics
Necessary

They are those that allow you to browse the site and use essential features, such as safe areas, for example. These cookies do not store any information about you that can be used in product or service communication actions or to remember the pages navigated on the website.

Block / Activate
Site
Necessary