Cidade da Luz e o seu presidente, José Medrado, foram homenageados pela Sociedade Israelita da Bahia, na cerimônia do Dia em Memória do Holocausto, realizada na noite desta quarta-feira (06), na sua nova sede.
A abertura foi realizada pelo atual presidente da SIB, Luciano Fingergut, reeleito para o biênio 2015-2017.
Cercado de muita emoção, o ato – que lembra os seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial – também destacou o trabalho social em prol dos mais necessitados desenvolvido por Medrado frente às obras assistenciais da Cidade da Luz.
O Dia em Memória às Vítimas do Holocausto, que, além de comemorar a libertação dos judeus do campo de concentração, é um tributo às milhões de pessoas exterminadas pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A cerimônia aconteceu no novo centro cultural da Sociedade Israelita da Bahia, um local de estudos e exposições de artes, dentro da ideia de que a diversidade cultural estimula e aproxima os diversos componentes da sociedade.
Medrado, representando os grupos considerados indesejados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial (ciganos, negros, homossexuais e pessoas com deficiências físicas e mentais), acendeu a sexta vela, simbolizando uma tocha, em memória dos seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Atuação do Grupo Jovem da SIB representada pela equipe coordenadora.
Na homenagem, foi entregue um certificado com os dizeres “Instituição de expressiva atividade na área de justiça social”, em nome de José Medrado, simbolizando a plantação de 5 árvores em nome da Cidade da Luz no Bosque Brasil, na região de Modiin, em Israel. A iniciativa do plantio é do KKL – Fundo Judaico Nacional há mais de um século. “Cada muda representa uma pessoa ou instituição com atuação na área social e que, portanto, luta pela vida, através da dedicação aos menos favorecidos."