Artigos

08h02

Votos brancos e nulos vão para o lixo

É um fato que a população brasileira deixa tudo realmente para a última hora, inclusive a escolha de seus candidatos em pleito eleitoral. A exceção são aqueles que já têm em pessoas específicas a certeza do seu voto, muitas vezes sem qualquer conhecimento, inclusive, de plano de governo ou o que valha.

E, nessas indefinições de toda natureza, mais uma vez corre à solta o boato sobre a anulação das eleições, quando a soma dos votos – diz o boato, ou como está na moda a tal fake news – superarem 50%. Tolice. Em verdade, é uma confusão enorme que se faz do Artigo 224, do Código Eleitoral, onde afirma que “se a nulidade atingir a mais da metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”. Mas atenção: a nulidade referida, nada tem a ver com votos nulos. Ela fala de situações de fraudes que podem anular votos dados a um candidato, se o eleito for julgado e condenado.

Infelizmente, em todas as pesquisas divulgadas, os votos brancos e nulos estão com índices extremamente altos. Em verdade a opção de anular ou votar em branco não guarda influência alguma no processo eleitoral, pois jamais cancelarão eleições, pois nos pleitos, inclusive neste ano, só são computados os votos válidos, pois os votos nulos e brancos são excluídos no momento da apuração e só servirão para estatística, ou melhor dito, são lixo.

Esses votos podem, no entanto, indiretamente, favorecer alguns candidatos, inclusive indesejáveis, pois quando há muitos votos em branco ou nulos, o número de votos válidos é reduzido, permitindo que a eleição seja definida logo no primeiro turno. Lógico: menos votos válidos serão necessários para vencer a eleição. Assim, pense bem e vote, muitos dizem que há muitos dos mesmos, mas veja, sei lá... Vote até para embolar a disputa e se apertar nos debates: vote válido.

 

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e

mestre em Família pela UCSal.

Pre | Desktop e Tablet
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Caravana Fraterna
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de Assistência
Oficina de costura Romana Medrado
Colabore
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Colabore
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Caravana Fraterna
Centro de Cultura e Arte Pai João
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Grupo de Assistência
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2018. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital