Artigos

08h00

Professores comprometidos e pais omissos

Estava disposto de forma única a prestar as minhas homenagens, neste Dia do Professor, exaltando as suas qualidades, missão e compromisso com a formação dos nossos filhos. Porém, não poderia falar deles sem dizer, de imediato, que muitos pais, ou os que estão em seus lugares, estão completamente equivocados quanto à função do professor. Ser professor é instruir, educar no sentido de geração de conteúdo, pois a educação, no sentido de condução em sociedade, em comunidade é tarefa dos pais ou os que fazem as suas vezes. Por uma série de motivos, inclusive a alegada falta de tempo, os pais estão negligenciando essa tarefa, e querendo que a escola, os professores a façam. É uma espécie de preguiça moral, isto porque educação doméstica dá trabalho, faz-se necessário reclamar, castigar (aqui como imposição de retirada do prazer da criança e do jovem, como por exemplo não deixá-lo sair, confiscar seu celular por algum tempo, impor limites) e isto os pais não querem fazer, porque, como disse, dá muito trabalho. Triste o comportamento da maioria dos pais, desculpem, mas são os estudos que revelam tal situação.

Alie-se a essas crianças e jovens mal-educados a escolas públicas, em sua grandessíssima maioria, sem as menores condições de salubridade nas salas, pois tudo malconservado, sem material didático para uso. Não falo sequer nos salários, que podem ter melhorado em todas as esferas, mas ainda estão longe de serem atraentes às novas gerações. Pessoa alguma quer ser professora. Como ficaremos futuramente?  Já nas escolas particulares, os alunos são as mercadorias da educação, onde sempre terão razão sobre os professore, ou seja, se o aluno reclamar de algo de algum professor, este corre o risco até de desemprego. É a pura verdade, ainda que não se comente tanto.

Pois é, professores, não dava para apenas exaltá-los, como deve ser a obrigação de todos pelo muito que vocês fazem, mas de qualquer forma aqui o meu respeito e admiração, pois a cada dia que vocês levantam para o trabalho, em verdade se preparam para uma guerra com jovens mal-educados, pais omissos, escolas públicas quase que abandonadas e donos de escola particulares só querendo enriquecer, naturalmente sem generalizar nenhuma dessas posições.

* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

 

 

Pre | Desktop e Tablet
Colabore
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Oficina de costura Romana Medrado
Caravana Fraterna
Grupo de Assistência
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Caravana Fraterna
Grupo de Assistência
Colabore
Centro de Cultura e Arte Pai João
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2018. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital