Artigos

08h21

Lavagem do Bonfim e intolerância

Hoje, dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que, em verdade, é um grito, um brado de conscientização, de tomada de decisão da sociedade para o indispensável respeito a todos que buscam nas suas religiões, sejam quais forem, um sentido de existir, de consolo, de amparo, uma vez que o encontro do sagrado não tem um único caminho, em face da afinidade de conteúdo, de prática, de conceitos e princípio que as religiões oferecem. Respeito é a senha, simples assim. Respeito não significa abraçar o que as religiões, diferentemente da minha, pregam, mas em aceitar o que elas preguem e os seus seguidores aceitam. 

Sem sombra de dúvidas as religiões de matrizes africanas são as que mais sofrem perseguição e os seus sacerdotes e adeptos são mais hostilizados. Pude, no entanto, vendo imagens da beleza da festa que é a Lavagem do Bonfim, onde milhares de pessoas fizeram o seu cortejo e no alto da colina buscavam um pouco da água de cheiro das baianas, adeptas do candomblé, a me perguntar: onde estão estas milhares de pessoas, quando o Candomblé é atacado? Ali estão querendo a bênção dos seus adeptos, mas depois esquecem? Fingem que não são com eles? E por que vão em busca da água de cheiro? 

A Lavagem do Bonfim é festa nascida no Candomblé, e até muito tempo era rejeitada pela própria Igreja Católica, que hoje, ainda bem, faz parte da efeméride.

Que neste 21 de janeiro sejamos mais cidadãos, respeitando e fazendo respeitar, pela democracia que vivemos, as escolhas lícitas e verdadeiras de todos que busquem a religião que não necessariamente seja a minha.
 

*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.

Pre | Desktop e Tablet
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Centro de Cultura e Arte Pai João
Oficina de costura Romana Medrado
Grupo de Assistência
Caravana Fraterna
Colabore
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Next | Desktop e Tablet
Pre | Smartphone
Colabore
Caravana Fraterna
Oficina de costura Romana Medrado
Projeto viver Pituaçu na Cidade da Luz
Centro de Cultura e Arte Pai João
Grupo de orientação maternal Irmã Maria Angélica
Grupo de Assistência
Next | Smartphone
Rua Barreto Pedroso, 295 • Ptuaçu • Salvador • BA • CEP: 41.741-030 • Brasil
Telefone: +55 71 3363.5538
E-mail: cidadedaluz@cidadedaluz.com.br
2016 - 2019. Cidade da Luz. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital